As "águas de março" fecharam o trimestre com resultados e previsões mais favoráveis. Com inflação ainda sob controle, já é possível vislumbrar um cenário com mais estímulos para consumo.

1º trimestre, check! Depois de avaliar o resultado dos três primeiros meses do ano, março, em especial, veio para fortalecer o otimismo do varejo, cujas performances foram bastante positivas, tanto em fluxo quanto em vendas.


No "mês do consumidor", as lojas físicas tiveram aumento de 26% no fluxo de clientes, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os shopping centers também viram seus corredores mais cheios, com alta de 18% no mesmo período. 


Curiosamente, os estabelecimentos da região Nordeste, apesar de terem apresentado o menor crescimento em fluxo de visitação dentre as demais regiões (15%), tiveram as maiores altas tanto em vendas (16%) quanto em faturamento (24%).


Quanto aos segmentos analisados, todos tiveram alta nas visitas em relação a 2023. Destaque para "Tecidos, vestuário e calçados", que cresceu 28%.


Zoom in. O "Dia do Consumidor", celebrado no dia 15 de março, parece não ter impactado diretamente nos resultados. Apesar de apresentar altas expressivas na comparação do evento deste ano com o ano anterior, o crescimento pode envolver o dia da semana. No ano passado, o evento aconteceu em uma quarta-feira e, em 2024, em uma sexta-feira, dia já tipicamente mais movimentado no varejo.


>> Confira todas as análises no IPV de Março + Especial "Dia do Consumidor"


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